Este artigo da BBC aborda a crescente importancia do Intestino na nossa saúde, daí a importancia dos probóticos na regulação intestinal.

Tem mais neurônios que a coluna e age independentemente do sistema nervoso central. De que falamos?

Certamente o intestino não foi a primeira opção que considerou, mas é assim que é, e é por isso que, desde alguns anos, muitos o apelidaram de “o segundo cérebro”.

Esse cérebro “independente” em nossas entranhas e sua complexa comunidade microbiana influenciam nosso bem-estar geral.

Assim, os médicos têm cada vez mais claro que a função de nosso sistema digestivo vai muito além do simples processamento dos alimentos que comemos. Além do mais, os médicos estão investigando se ele poderia ser usado para tratar doenças mentais ou o sistema imunológico.

A BBC conversou com a Dra. Megan Rossi, uma especialista australiana em saúde intestinal, para descobrir por que devemos prestar mais atenção em nossas barrigas. Aqui apresentamos alguns fatos surpreendentes sobre o nosso “segundo cérebro”:

Um sistema nervoso autônomo

“Ao contrário de qualquer outro órgão do nosso corpo, o nosso intestino pode funcionar sozinho, tem autonomia para tomar decisões, não precisa do cérebro para dizer o que fazer”, explica o Dr. Rossi.

 

70% das células do nosso sistema imunológico vivem no intestino

Segundo Rossi, isso torna a saúde do nosso intestino a chave para nossa imunidade às doenças.

O especialista diz que a pesquisa mais recente sugere que, se você tem problemas intestinais, é mais provável que você seja mais vulnerável a doenças comuns, como a gripe, por exemplo.

50% das fezes são bactérias

Eles não são apenas restos: cerca de metade das nossas fezes são bactérias.

Muitas dessas bactérias são boas e é por isso que os transplantes de fezes podem ser uma forma vital de tratamento para alguns pacientes com um microbioma intestinal enfraquecido.

Quanto mais diversificada a dieta, mais diversificado é o microbioma

Em nossos intestinos vivem triliões de micróbios, que gostam de diferentes alimentos.

Esses micróbios são fundamentais para a digestão porque sua atividade permite que nosso corpo absorva certos nutrientes dos alimentos.

Seu intestino está ligado aos seus níveis de estresse e seu humor

Se tem problemas intestinais, de acordo com Rossi, “a principal coisa que você precisa fazer é observar o quanto de estresse você tem”.

“Na minha prática clínica eu sempre digo aos pacientes para fazer 15 ou 20 minutos por dia de meditação, depois de fazer isso todos os dias durante quatro semanas, e transformar isso em um hábito, vejo que apenas com isso e os sintomas melhoram.”

Então, “desestressar é muito, muito importante”, diz o especialista.

Também é interessante pensar que a maior parte da serotonina do corpo, estimasse que cerca de 80% ou 90% esta no trato gastrointestinal.

A serotonina é um neurotransmissor que afeta muitas funções corporais, como o peristaltismo intestinal. Também está associado a muitos transtornos psiquiátricos. Sua concentração pode ser reduzida pelo stress e influencia o humor, a ansiedade e a felicidade.

Se tem medo de um alimento, sentirá que lhe faz mal

É verdade que há alguns intestinos mais sensíveis do que outros, mas, de acordo com a Dra. Megan Rossi, há uma pesquisa recente surpreendente que sugere que, se você tem medo de um determinado alimento e o come, pode desenvolver sintomas fisicamente.

“Na clínica, vejo constantemente como as crenças podem desencadear problemas intestinais”.

Você pode melhorar sua saúde digestiva e seu microbioma intestinal

De acordo com Megan Rossi, aqui estão algumas ações que você pode tomar para melhorar sua saúde intestinal:

 Seguir uma dieta diversificada para diversificar o microbioma intestinal

 Baixe o nível de stress, fazendo meditação, relaxamento, atenção plena ou ioga

 Se você já tem sintomas de um problema no intestino, é melhor evitar álcool, cafeína e alimentos condimentados, porque eles podem exacerbá-los.

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